O prémio contou com 58 candidaturas e tem como objetivo estimular a reflexão, a interpretação e a análise crítica de estudantes do ensino superior. Desta forma, os estudantes foram desafiados a redigir ensaios sobre o tema da conferência comemorativa do 30.º aniversário da Fundação BIAL, intitulada Sobre a Fisiologia da Mente 2024. Dos cerca de 4 500 participantes, assistiram ao evento mais de mil estudantes.
Os dez prémios atribuídos a estudantes foram distribuídos pelos três ciclos de ensino superior. São todos provenientes de diferentes instituições, áreas disciplinares (Medicina, Psicologia e Letras) e regiões do país. Os ensaios das duas estudantes de doutoramento premiadas ex aequo dentro da sua categoria foram considerados os melhores dos três ciclos de estudo.
Os vencedores, reconhecidos pela qualidade e inovação dos seus ensaios, receberam um prémio monetário no valor de mil euros cada, um incentivo à produção científica e ao aprofundamento do conhecimento nas áreas da mente e do cérebro.