Atualidade
O Hospital de Santa Marta (HSMarta) realizou este ano, até ao momento, sete transplantes cardíacos, adiantou a Dr.ª Rosa Valente de Matos, presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central (CHULC), a propósito do Dia Mundial do Coração.
O ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, assegurou hoje que vai haver vacinas contra a COVID-19 para toda a população elegível para vacinação, avançando que Portugal já tem algumas centenas de milhares de vacinas.
O projeto “Relevância clínica das plaquetas como biomarcadores não invasivos no mieloma múltiplo - Um estudo-piloto", liderado pela investigadora Prof.ª Doutora Ana Bela Sarmento Ribeiro, professora associada com agregação em Hematologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e hematologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), é o vencedor da 5.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo. Trata-se de uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica.
O I Simpósio FOTONA realiza-se já amanhã e sábado, 29 e 30 de setembro, no Centro de Cultura e Congressos da SRNOM – Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto. A reunião tem o objetivo de atualizar os participantes sobre as mais recentes inovações em laserterapia, bem como para networking com outros profissionais da área.
Já começou a 44.ª Reunião Anual, organizada pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), vai decorrer até 1 de outubro, no Centro de Conferências Tróia Design Hotel.
Para assinalar o Dia Mundial do Coração, celebrado anualmente amanhã, 29 de setembro, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforça a importância de se estar atento aos sinais de alerta da insuficiência cardíaca (IC) em pessoas com diabetes, cuja prevalência continua em crescimento. Cerca de um terço destas têm também IC (2-5 vezes mais frequente do que nas pessoas sem diabetes), estando associada uma mortalidade a cinco anos de 30-40 %.
Criado em 2021, o projeto “Informar sem Dramatizar” já alcançou 51 escolas, 244 turmas e chegou a 4840 alunos até ao ano letivo de 2022/2023. Esta iniciativa da União das Associações das Doenças Raras (RD-Portugal), destinada às crianças e aos jovens do pré-escolar, do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário pretende divulgar e abordar o tema das doenças raras sem estigmas, desconstruindo mitos, nas escolas em Portugal e nas instituições de ensino de língua portuguesa fora do país. Para o ano letivo 2023/2024, a RD-Portugal pretende aumentar estes números.
A complexidade e a diferenciação dos cuidados de saúde prestados pelo Hospital CUF Santarém acabam de ser reforçadas, através da abertura de um Hospital de Dia Oncológico, tornando-se o único hospital privado do distrito a oferecer este serviço. O Hospital CUF Santarém reforça assim, por um lado, o seu projeto clínico, com o propósito de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos doentes oncológicos e, por outro, a acessibilidade a cuidados diferenciados na região.
A Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) realiza o XIV Congresso da FPP nos dias 28 e 29 de setembro, nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. No evento, em formato híbrido, será apresentado o Relatório Anual das Doenças Respiratórias.
O CNS | Campus Neurológico organiza nos próximos dias 13 e 14 de outubro, em Lisboa, o Curso Multidisciplinar de Demências dirigido a profissionais de saúde.